sexta-feira, 11 de março de 2011

Páscoa

     
        A Páscoa é uma das mais importantes datas da religião cristã, pois celebra a ressurreição de Cristo. Durante a Semana Santa, acontecem procissões e novenas que representam os últimos momentos da vida de Jesus. O domingo anterior é conhecido como Domingo de Ramos, em que os cristãos relembram a entrada de Jesus em Jerusalém, já uma cidade santa naquela época.

A Páscoa cristã sempre é comemorada 47 dias depois do carnaval. Esse é o período da quaresma, que começa na Quarta-feira de Cinzas. Por isso, a Páscoa acontece num dia diferente a cada ano.

          Vários costumes da festa apareceram muito tempo atrás. Os alemães tinham uma deusa chamada Primavera, representada pelo coelho e homenageada em festivais no começo dessa estação. Sob influência dos primeiros cristãos, por volta do século II, a comemoração foi sendo transformada em festividade do cristianismo.

           A Páscoa, porém, não é uma festa exclusiva dessa religião. Os judeus também a comemoram. Só o nome e o motivo são diferentes: a tradição judaica é chamada de Pesach e lembra a saída dos judeus do Egito. Tanto para os judeus quanto para os cristãos, porém, ela tem o mesmo sentido - a renovação da vida. Esse também é o significado de alguns símbolos da Páscoa.

(Retirado do site do Menino Maluquinho)

Nenhum comentário: